segunda-feira, 4 de julho de 2016

A porca e a praça!

Quando a família se junta, sai cada coisa!!! Numa dessas reuniões, meu tio relembrou o tempo em que minha avó criava porcos. Morávamos na cidade, mas era permitido ter criações no quintal. Minha avó criava porcos e galinhas. Ela tinha uma porcona enorme, de nome Rainha. Essa Rainha era rebelde, quebrava o cercado e fugia levando os porquinhos com ela. A cidade é pequena, o Centro fica pertinho da casa da minha avó. A bendita da porca, fugia para a praça da Matriz da cidade e ficava lá fuçando na grama. Estávamos em casa quando vinha alguém gritar no portão -"Dona Tianinha, seus porcos estão fuçando a grama lá da praça!" Que tortura!!!! Minha avó já pegava uma varinha pra cada um e éramos obrigados a ir pegar os bichos. Eu queria sumir! Eu estudava com os "riquinhos" da cidade e eles brincavam nesta praça. Por que essa porca louca tinha que ir pra praça? Que vergonha, eu lá na praça principal da cidade cercando porquinhos! Os bichos corriam de um lado para o outro pra me humilhar. Depois da humilhação, voltávamos carregando todos. E tinha que contar pra ver se não faltava nenhum. Ia pra escola com uma raiva da Rainha!
Relembrando isso, rindo alto, eu vi que não era nada humilhante! Os porquinhos da minha avó eram fonte de renda e a tal da Rainha era quem nos ajudava a ter uns trocados. Os porquinhos eram vendidos e no final do ano tinha sempre um pra alegrar o banquete.
Passei pela praça, continua linda e bem cuidada, a grama verdinha e tem até uma fonte! Me lembrei de cada canto que tinha que pegar os porquinhos. Me vi cercando porquinho enquanto outro vinha e pegava pra levar embora ... É, eu era feliz e não sabia.

4 comentários:

Unknown disse...

Relembrar e viver, sempre achávamos q estávamos pagando mico mais na verdade estávamos vivendo as melhores épocas das nossas vidas

Danyela disse...

Com certeza... tudo isso ajuda a formar nosso caráter hoje!

Patrícia disse...

Lembro de todas as historias que vc sempre contava la no Tia Eda...
É amiga Dany (quase foi minha nora, podia ter esperado o Matheus crescer... ele ta lindo viu kkkk), eram realmente felizes...

Danyela disse...

Era feliz sim...
🐖 com e sem porca kkkk

Jesus vem de UberX

Datilografia dá futuro, inglês não!

É minha gente, eu tava aqui pensando e voltei a escrever (idas e vindas fazem parte). Quando eu tinha 13 anos, eu pedi para  minha mãe pagar...