segunda-feira, 5 de junho de 2017

É brincando que se aprende

Ai que  saudade da época  em que juntava uma turminha  de criança  na rua pra pular corda! A nossa preocupação, era não errar o pulo. 

Parando pra pensar, eu estava sendo treinada  para as desgraceiras  da vida. Enquanto  eu me  matava pulando corda, os meus amigos cantavam: "com quem você vai se casar? Preto, branco, careca, cabeludo, rei, capitão, soldado, ladrão..."  Numa dessas, minha combinação saiu preto, cabeludo e rei, eu já me imaginei sendo rainha de Wakanda! 

E aquela musiquinha  que me preparava para  viver de dieta? "Salada saladinha, bem temperadinha, com sal, pimenta, fogo, foguinho, fogão"...  Começava  devagar e acelerava, eu me  enroscava na corda e caia ... e fazendo uma comparação,  eu sempre caio fora da dieta. Uma das piores musiquinhas,  é  a que me preparou  para uma  vida recebendo ordens e sendo demitida: "Um homem bateu em minha porta e eu abri, senhoras e senhores põe a mão no chão, senhoras e senhores pule de um pé só,  senhoras e senhores dá uma rodadinha e vá  pro olho da rua". Geeente!   Hoje eu não  pulo, mas ando na corda bamba, tentando sempre manter o equilíbrio. Arrisco viver de saladinha mas, quem aguenta?  Na minha casa, se batem na porta eu finjo que nem em casa estou. 

Assim como as músicas pra pular corda  nos prepararam para a vida, o que dizer das  cantigas de roda?
Minha vida adulta  nunca fez tanto sentido depois que comecei a rever as músicas que eu cantava quando criança pra brincar de roda. Juntava uma criançada depois da missa e começávamos a brincar com a “Ciranda, Cirandinha”. Meu Deus!! Essa musiquinha maldita, me preparou  para finais de relacionamentos! Agora que me dei conta! 

"...O anel que tu me deste Era vidro e se quebrou, O amor que tu me tinhas Era pouco e se acabou."  Perceberam? Divórcio!

E a música do cravo que brigou com a rosa??   "O cravo brigou com a rosa Debaixo de uma sacada O cravo saiu ferido E a rosa, despedaçada"... Gente, o cravo e a rosa saíram no tapa!! Vocês estão entendendo isso?  Mas essa rosa aqui denuncia viu? Não deixo cravo nenhum me despedaçar.  Até A Galinha Pintadinha tenta alertar as meninas que "A Galinha ficou doente e o Galo nem ligou!" será que ela tá dizendo que  os homens são uns lerdos ou que eles são indiferentes? Demoram a perceber as coisas! As vezes, uma "Batatinha frita, 1, 2, 3" me pega desprevenida e pronto, morri! Tenho que ficar fora da brincadeira até a próxima rodada, com isso começo a ser mais atenta, observadora e  aprendo com o erro.

Brincadeiras a parte,  graças a  essas musiquinhas  com  mensagens subliminares, eu  tô esperta. E ai? Qual música infantil ou brincadeira te preparou para a vida?

 


2 comentários:

Unknown disse...

Somos a geração dos preparados para os perrengue da vida 😂😂😂😂😂😂.

Lídia disse...

E eu que nunca tinha olhado por esse lado. Mas faz muito sentido. Parabéns por mais um texto que nos remete a reflexão !

Jesus vem de UberX

Datilografia dá futuro, inglês não!

É minha gente, eu tava aqui pensando e voltei a escrever (idas e vindas fazem parte). Quando eu tinha 13 anos, eu pedi para  minha mãe pagar...