terça-feira, 21 de junho de 2016

Coeio é Coeio!



Aos 6 anos, já sabia ler. Morava com minha avó em Minas e a educação dela era rígida, mas amável. Ela não admitia que crianças se envolvessem em conversas de adultos ou que dessem palpites. Tínhamos a obrigação de estudar e de fazer algumas tarefas tipo: levar a porca pra cruzar, lavar o chiqueiro, limpar o quintal, lavar louça e arrumar nossas camas. E claro, ser educados com ela e com os outros. Um sinal de desobediência, recebíamos só uma olhada e já sabíamos que o negócio ia ficar feio. 

Um dia, minha avó estava sentadinha na cama anotando umas coisas. Ela era praticamente analfabeta, mas tava lá anotando. Cheguei e perguntei: “ – O que que a Senhora tá fazendo mãe?". E ela respondeu: ”- Tô jogando no bicho.” “- E em qual bicho a Senhora tá jogando?” E ela: “- No coeio!” Como eu já lia, eu queria sempre falar certinho pra não passar vergonha ou falar besteira sem saber.
Foi aí que cometi o maior erro que uma criança pode cometer, eu a corrigi: “- Ai mãe, não é coeio é c-o-e-l-h-o”, disse eu praticamente soletrando. Ela olhou pra mim, com um olhar que eu jamais vou esquecer e disse: “Ocê não me corrige não, se eu falá que é coeio é coeio entendeu? Coeio é coeio!!!!”

Coeio é Coeio e ponto final. Com isso, aprendi que devemos ter respeito com os mais velhos e não discutir seus conhecimentos ou querer forçá-los a algum tipo de mudança, pois sua experiência de vida vai muito além do que uma palavra dita errada. To tentando fazer minha filha entender que "COEIO É COEIO", mas essas crianças de hoje são difíceis!





5 comentários:

Unknown disse...

Que linda essa mensagem Dany, sério, lindo mesmo. Vc tem toda razão, lembrei logo da minha mãe e me lembrei como nossa geração foi educada, o que vc disse, rigida mas com muito amor.

Unknown disse...

Que linda essa mensagem Dany, sério, lindo mesmo. Vc tem toda razão, lembrei logo da minha mãe e me lembrei como nossa geração foi educada, o que vc disse, rigida mas com muito amor.

Danyela disse...

aprendi e aprendo muito com as "frases que eu achava sem sentido" da minha avó!!

Lídia disse...

Como esquecer esse dia? Sempre dou risadas até chorar relembrando

Lídia disse...

Saudades

Jesus vem de UberX

Datilografia dá futuro, inglês não!

É minha gente, eu tava aqui pensando e voltei a escrever (idas e vindas fazem parte). Quando eu tinha 13 anos, eu pedi para  minha mãe pagar...