terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Voa passarinho!



Aprendi nas aulas de ciências que,  no reino animal, temos uma grande variedade de mães. 
A mãe canguru, que deixa na bolsa até que a criança esteja preparada,


 A mãe ursa que vai manter quentinho até que possa sair e se proteger,




A mãe macaca que vai carregar até que a criança possa se segurar.



Falei que tenho um filha? Sim, tenho! E olhando para o reino animal, me considero a mãe passarinho. 
Vou contar como foi a nossa transição de mãe solo e filha adolescente. Pois bem, pensando em mais oportunidades, mudei minha filha pra  escola que eu estudei! E isso  foi ótimo porque  é  uma excelente escola. Mas, a escola é  longe e não  tem perua escolar do nosso bairro até  lá. Tive que  ensinar a pegar ônibus e tudo . O engraçado  dessa história  foi   ensinar a "etiqueta do transporte coletivo".

- "Se você  estiver  de pé, põe a mochila pra frente igual canguru pra ficar com as mãos  livres.
- Menina, cuidado! Está batendo a mochila na cabeça  do moço!."

A moça  do lado pediu  pra segurar a mochila pra ela, que disse que não  precisava. Lá vai eu interferir e explico: "a moça  está  sendo gentil, pode aceitar e agradece a gentileza."

- "Mãe,  finge que eu tô sozinha  pra ver se eu sei o que fazer?" Ok! - respondi.

Ela estava sentada no banco do lado do corredor  do ônibus. Percebi que  a cabeça  estava mole e quando me dei conta, estava ela lá, deitadona no ombro da senhora   que  estava do lado... toda a vontade!! Tive que dar um cutucão pra ela  acordar.

- "Presta atenção  no caminho!!!
- Mas eu tô com sono!"
- Até  você  pegar o 'jeito' vai ter que ficar acordada!"

É tão engraçado andar de ônibus todo dia, que a gente conhece o caminho pelo movimento. Se resolve tirar um cochilo, a gente reconhece o lugar que estamos passando pelo balanço do ônibus! 

Chegou o primeiro  dia dela voltar sozinha. Ela teria que me encontrar no final de uma rua, próximo a um posto de gasolina. Toca meu telefone!

- "Mãe,  travei! Não  consigo  pegar o ônibus, tô nervosa!
- Se você pegar  essa rua do lado da escola e seguir reto, você  vai chegar aqui no meu trabalho!
-  Ok, eu vou até  aí!!"

Mas quem disse que ela pegou  a rua certa? Fui monitorando  pelo Google  Maps,  e pelo nome da rua que ela disse que  estava, era um caminho todo errado. Eu, com toda calma,  fui tentar explicar que tinha que voltar quase tudo. 

- "Achou a rua? Fica parada, vou te buscar! 
- Não  precisa mãe,  eu consigo." 

Depois dessa palavra mágica, dei um tempo, encerrei meu expediente   e fui encontrar  esse passarinho que aos poucos sairá   do ninho.

Nos achamos, e engoli o coração que estava quase na boca! Falei da sua coragem  e fomos conversando no caminho, fui mostrando referências e dizendo pra prestar atenção em tudo, pois tinha que ser esperta.. Que vontade  de por dentro da barriga  de novo!!!! Mas mantive a minha cara de "se esforça mais, porque não é todo dia que posso sair cedo". 

Sabe a mãe passarinho? 


Sim, praticamente estou empurrando ela para fora do ninho  porque o céu é o limite! 

E amanhã  começa  tudo de novo... 

2 comentários:

Lídia disse...

Excelente texto! Será q vou ser capaz de deixar minha filhota voar???? Sei não ...🙁😬

Danyela disse...

Se você não ensinar, o mundo ensina de forma dolorosa.... aproveita enquanto tá no ninho.

Jesus vem de UberX

Datilografia dá futuro, inglês não!

É minha gente, eu tava aqui pensando e voltei a escrever (idas e vindas fazem parte). Quando eu tinha 13 anos, eu pedi para  minha mãe pagar...